Biblioteca e arquivo municipal

Endereço: Travessa Emílio Eberspacher, S/N - Prédio
Bairro: Centro
Telefone: (47) 3357-8534
E-mail: [email protected]
Mapa: Abrir mapa

A Biblioteca Municipal foi criada pelo Decreto-lei n° 13, de julho de 1941, pelo Prefeito Rodolpho Koffe. Um dos principais motivos para a instalação da biblioteca era desperta o sentimento de sadia brasilidade, pela consulta de obras nacionais instrutivas, especialmente nos centros de populações formadas por elementos de descendência estrangeira. Funcionou em locais diferenciados e hoje ocupa o atual prédio da antiga da escola particular alemã.

O arquivo foi criado em 18 de dezembro de 1998, por decreto de lei, com os objetivos de guardar, receber e recuperar documentos que contem a história do município. O prédio que abriga o Arquivo foi construído entre 1914 e 1915, para sediar a Escola Alemã. Em 1937 a escola foi fechada e no prédio instalado um Quartel-Federal, em 1952, o mesmo foi transformado em Prefeitura Municipal, depois em Exatoria, Fórum, Delegacia e Câmara de Vereadores. Atualmente abriga o Arquivo Histórico e a Biblioteca Municipal de Ibirama.

Na composição do seu acervo estão: mapas, plantas, fotografias, decretos, cartazes, documentos referentes a administração municipal, lotes de terras, livros em alemão, entre outros. Seus documentos mais antigos datam anteriores a 1900. Tendo um dos mais completos acervos do Alto Vale do Itajaí.