Os habitantes antes da colonização

Os indígenas foram os primeiros habitantes de Hammônia. Eles eram os “LAKLÃNÕ” – denominação dado por eles que significa “lugar onde nasce o sol”. Descendentes dos Tapuias e de origem Aimoré eram robustos e sua pele era mais clara em relação a outras tribos e considerada muito valente. O nome “Botocudo” e " Xokleng" foram atribuídos a eles pelos brancos, não tendo nenhum significado indígena, portanto os termos eram desconhecidos por eles.

Durante muitos séculos, os  Laklãnõ habitaram as matas que cobriam a nossa região, desde o litoral até a serra. Eram nômades, e isto explica o fato de não terem aparecido continuamente nas imediações da colonização, e por isso a região às vezes parecia desabitada. Na mata atlântica encontravam tudo de que necessitavam: animais, vegetais e o pinhão, comida mais apreciada e consumida por eles por causa do seu grande valor nutritivo.

A tribo funcionava com divisão de tarefas entre os sexos. As mulheres eram responsáveis pela fabricação do artesanato cerâmico (vasilhas de barro para o uso no dia a dia); Colhiam frutos, raízes, mel silvestre e o pinhão que eram estocados; Fabricavam a farinha de pinhão; Confeccionavam mantas com fibras de urtiga (que serviam de agasalho no inverno) e cestos de taquaras para guardar mantimentos. Cabiam a elas, ainda, o cuidado com as crianças a preparação das comidas e bebidas fermentadas com mel e xaxim.

Aos homens índios cabia à fabricação de instrumentos de guerra como arcos e flechas, lanças, bordunas e diversos artefatos necessários para sobrevivência.

CURIOSOIDADES DA TRIBO:

  • Quando o grupo se deslocava, as mulheres carregavam todos os seus pertences;
  • As crianças de 2 a 3 anos do sexo masculino recebem o botoque em uma grande cerimônia nas noites de lua cheia acompanhadas de cantos e danças.  Para a ocasião, elas ingerem uma bebida a base de mel e milho fermentado até ficarem completamente embriagados, nesse estado aplicava-se os botoques e quando acordavam eram considerados guerreiros.
  • As crianças eram educadas dentro de um processo crescente para que estivessem preparadas para a vida de adulto;
  • As doenças na tribo eram muito raras. Mesmo nas épocas de muito frio e chuvas, não contraíam doenças, pois havia inexistência de agentes contagiosos;
  • Suas habitações se resumiam em construções de acampamentos, já que eram nômades, e eram constituídos de simples para ventos;
  • Os índios Laklãnõ formavam um povo, pois tinham língua, costumes, cultura e território. Faziam parte do seu cotidiano: a família, o sexo, o nascimento dos filhos, a vida em grupo, as atividades de caça, a coleta, a divisão dos alimentos, as festas, as disputas e a morte.

PERSEGUIÇÃO AOS INDÍGENAS

Podemos citar como representante máximo a perseguição indígena - Martinho Marcelino de Jesus, o Martim Bugreiro. Para a Sociedade Colonizadora Hanseática significou a segurança que o governo da época não podia oferecer a população da colônia, mas por outro lado, significou o medo, a perseguição e a morte de centenas de índios que circulavam nas matas da região.

Com o avanço da colonização em Santa Catarina, o conflito entre índios e brancos foi cada vez mais acentuado, fazendo com que o governo tomasse várias medidas para evitar um massacre dos indígenas bem como permitir que os imigrantes europeus pudessem desenvolver o seu trabalho com tranquilidade.

Em 1910 houve a instalação do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) havendo muita dificuldade em mantê-lo funcionando.

Nesse sentido chegamos a uma nova figura Eduardo de Lima e Souza Hoerhann. Ele foi responsável em promover a pacificação entre os índios Xoklengs do Alto Vale do Itajaí e as famílias europeias que haviam sido fixadas na região por conta dos projetos governamentais de colonização do interior do Sul do país. O primeiro contato ocorreu na manhã de 22 de setembro de 1914 e

foi o primeiro caso de criação e demarcação de uma reserva para índios em conflito com a população branca no Brasil.

Em 1967 o SPI foi substituído pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), todavia somente após a promulgação da nova constituição do Brasil de 1988, é que os índios tiveram uma melhor proteção, com obrigação de demarcação das reservas indígenas.

 

FONTE:  TERRA DA FARTURA – HARRY WIESE – IBIRAMA: Edigrave,2007  608p.