Turismo Rural

Dirigir, pedalar ou caminhar pelas estradas para descobrir as belezas naturais e a vida no campo é um dos prazeres de quem desbrava o interior de Ibirama, com locais de muita natureza, paz e harmonia.                                   
     As paisagens e cenários nos remetem a vivencia dos nossos antepassados onde pode ser notada a colonização europeia na característica das construções, grande parte em estilo Enxaimel, história e costumes.
     Você encontrará famílias que falam entre si o idioma alemão outras que falam o idioma italiano.
     Temos nos costumes as festas de rei e rainha do tiro, do bolão e as populares festas de igreja, onde servem café com cuca, entre outros delícias da gastronomia local.
    O visitante passará por locais onde viveram os colonizadores que vieram da Alemanha e da Itália.
    Nos dias de hoje o visitante ainda encontrará na colônia a fumaça saindo das chaminés sinalizando que o almoço ou a janta estão sendo preparadas
    Ainda encontrará agricultores trabalhando na terra com arados e carroças puxadas com tração animal, ou seja, bois e cavalos.
     Como a nossa região é formada por vales e montanhas, as águas cristalinas serpenteiam nas curvas dos riachos deixando  a paisagem ainda mais bonita e agradável.

     O Programa de Turismo no Espaço Rural "CAMINHOS DO CAMPO" tem por objetivo oferecer aos turistas a oportunidade de vivenciar as práticas, costumes, tradições, cultura e gastronomia local.
     Ao mesmo tempo que oferece novas experiências, torna-se mais uma alternativa de geração de renda para as famílias que vivem no campo, principalmente para os jovens, que facilmente são atraídos para a vida urbana.
 

     As propriedades rurais inseridas no roteiro abrem as portas para receber os visitantes e oferecem hospedagem, atividades de lazer, trilhas, produtos coloniais e gastronomia rural.
     As paisagens incluem casas de estilo enxaimel (técnica que consiste em paredes com hastes de madeira encaixadas), rodas d’água e a bela arquitetura das igrejas e capelas.

 

Atafona Carlos Hajek

A Atafona Carlos Hajek foi construída em 1945 pelo mesmo, e é considerado um museu em funcionamento em perfeito estado de conservação.

É tocada através de uma Roda d’água com um sistema complexo de engrenagens de madeira de diversos tamanhos e bitolas, e a força é transmitida através de correias.

Quem preserva e demonstra o funcionamento aos turistas é o Manfredo Hajek (filho do Sr. Carlos Hajek).

O Manfredo ainda faz a moagem de milho que resulta em fubá pra fazer a polenta e o pão de milho, além de descascar arroz.

A Roda D’água ainda movimenta uma marcenaria onde são fabricadas e reformadas peças de madeira.

 

Endereço: Estrada Geral, S/N

Bairro: Rio Sellin

Telefone: (47) 99981-4320

La Libertà Cabin

Lugar pra relaxar, conta com casa completa, parque infantil, piscina, quadras de esportes, quiosque de descanso e outras atividades de lazer

Endereço:

Estrada Geral, S/N - Sítio

Bairro:

Rio Sellin

Telefone:

(47) 99602-7313

Facebook:

https://www.facebook.com/sitio.sellin

Instagram:

@sitiosellin

 

Restaurante colonial da Horta pra Mesa

Serve comida colonial alemã e italiana. Tudo preparado com muito capricho e bom gosto pela Doraci e sua família.
Comida com aquele toque da culinária do interior acompanhada de deliciosa sobremesa.
Atende com reserva antecipada.

Endereço:

Estrada Geral, S/N

Bairro:

Rio Sellin

Telefone:

(47) 99981-0387 - (47) 99733-3949

E-mail:

[email protected]

 

Rota Rio Sellin

RIO SELLIN

VALE DO ENXAIMEL

     Este roteiro nos remete ao passado pela grande concentração de casas antigas, muitas delas em estilo Enxaimel onde fica marcada a colonização europeia.

     A cultura está presente na gastronomia rural e no idioma pátrio que ainda é falado por alguns desde criança até os mais idosos. Também temos a natureza que é exuberante, observado na rica fauna e flora do lugar, além de margear o rio de águas claras emoldurado pela mata ciliar originária da Mata Atlântica.

     Lá você poderá visitar uma Atafona e Marcenaria tocada com roda d’água, toda feita em madeira, inclusive as engrenagens.

     Terá oportunidade de saborear a gastronomia rural e comprar queijos num restaurante colonial.

     Poderá se hospedar num sítio maravilhoso onde poderá relaxar e curtir o sossego do interior, além de desfrutar de parque infantil, piscina, quadras de esportes, quiosque de descanso e outras atividades de lazer.

     Terá a oportunidade ímpar de caminhar, pedalar ou dirigir margeando o rio (Rio Sellin), tanto na ida como na volta e observar como a natureza foi generosa nesse local.