Praça Lindo Sardagna

Endereço: R. Getúlio Vargas
Bairro: Centro
Mapa: Abrir mapa

Em 10 de março de 1948, através da Lei Municipal Nº 16, o então prefeito Ivo Müller denominava “Jardim Expedicionário Lindo Sardagna”, o logradouro público localizado à rua Dr. Getúlio Vargas com a Rua Joinville, onde hoje está localizado o Banco Bradesco. Atualmente denominada como Praça Lindo Sadagna, possui um busto do mesmo, está localizada próximo ao local original, na Rua Dr. Getúlio Vargas defronte a Prefeitura Municipal de Ibirama.

Lindo Sardagna nasceu em Rodeio no dia 14 de maio de 1919, filho de Fortunato Sardagna e Álida Lunelli Sardagna – por estar morando com a mãe viúva na região de Barra Dolmann (atualmente pertencente a José Boiteux), representou a cidade de Ibirama como soldado da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, embarcando para o teatro de operações da Itália em 20 de setembro de 1944, com 25 anos.

Morreu em combate, em Abetaia, região próxima ao Monte Castelo, Itália. Ele e seus companheiros foram encontrados 2 meses depois, congelados sob a neve em posição de combate, com armas e granadas nas mãos, indicando que lutaram até o fim, sem se entregarem ao exército alemão. Estes 17 soldados ficaram conhecidos na literatura militar como “Os 17 de Abetaia”. Foi agraciado com as medalhas “Campanha Sangue do Brasil” e “Cruz de Combate de 2ª Classe” dada aos participantes de feitos excepcionais em batalha.